O papel de parede na decoração

 

O post de hoje é dedicado ao mais novo queridinho dos arquitetos e decoradores, e que está sendo resgatado como nova tendência do mercado: o papel de parede. Sejam importados ou nacionais, as opções hoje são as mais variadas e atendem aos mais variados gostos, graças aos avanços da tecnologia que é empregada para sua confecção, e aos diferentes tipos de desenhos que eles apresentam.


Existem, basicamente, dois tipos de papéis de parede: os de base celulósica e os de base vinílica. Os primeiros são confeccionados em papel (celulose) e são mais frágeis quando em contato com umidade ou com a água. Já os segundos, os emborrachados, são confeccionados em material plático (resina de PVC) e são bem mais resistentes, podendo ser utilizados em ambientes úmidos como cozinhas e banheiros.


Para garantir uma maior durabilidade do papel de parede é importante considerar as condições de aplicação, o tipo de uso e os cuidados com a manutenção. Antes da aplicação, é preciso observar se as paredes estão livres de umidade e de irregularidades. As superfícies estando limpas, lisas e pintadas são garantia no sucesso da aplicação do papel. Já para a manutenção, o uso do pano seco, no caso dos papéis em celulose, e do pano úmido, no caso dos papéis emborrachados, garantem a limpeza e uma maior durabilidade dos papéis.


Os papéis de parede são práticos e fáceis de aplicar, além de serem peças-curinga na decoração. Eles podem mudar completamente o visual de todos os ambientes da casa, de um jeito simples e sem muita sujeira. Sejam eles lisos ou estampados, monocromáticos ou coloridos, os papéis de parede são vendidos geralmente em rolos de 10 metros, e seu preço pode variar entre R$30,00 a R$ 250,00, entre as opções nacionais e as estrangeiras.


É ou não é uma ótima e interessante opção de revestimento para as paredes de sua casa? Que tal começar a procurar alguns modelos aqui mesmo na internet ou em casas especializadas? Na internet é possível encontrar vários sites de casas especializadas na venda de papéis de parede, com uma variedade imensa de tipos, cores e texturas, além de matérias e vídeos explicando como aplicá-los com ou sem ajuda de um profissional especializado.  

Comentários