Arquitetura com contêineres

As preocupações com a sustentabilidade do meio ambiente tem trazido consigo novas idéias para o mundo da arquitetura e da costrução. O reaproveitamento de materiais, principalmente, é um dos carros-chefes dos projetos de arquitetos e designers. O que antes era descartado, indo para o lixo ou sucata, hoje é utilizado como matéria-prima ganhando novos usos ou sendo transformado em algo novo, contribuindo com a preservação do meio ambiente. Um exemplo disso, são as casas-contêineres, onde um container (isso mesmo, um container) é utilizado e adaptado de formas variadas para abrigar residências, lojas, etc.

Casa contêiner (Estados Unidos)

Principalmente na Europa e Estados Unidos, os contêineres são um equipamento muito comum para o trasporte de cargas, principalmente em navios, mas é possível encontrar já com certa facilidade este equipamento em projetos de arquitetura. No Brasil, a idéia de adaptar os contêineres é um pouco mais recente, porém está sendo recebida como uma alternativa para o déficit habitacional. Podemos encontrar aqui os contêineres mais facilmente em canteiros de obras servindo como alojamento para os trabalhadores.

Casas para estudantes (Holanda)

A idéia de utilizar os contêineres é bastante interessante, porém uma questão pode inviabilizá-la no Brasil que é devido a sua constituição. O problema de uma casa feita em metal reciclado é com relação às questões climáticas e acústicas, já que o metal não é bom isolante em nenhum dos casos. Outros utilizam a baixa vida útil destes equipamentos para justificar a sua não-utilização como habitação sustentável - a vida útil de um contêiner gira em torno de 10 anos apenas (mas encontrei referências que dizem que ela pode chegar a 100 anos).

 Casa contêiner (Estados Unidos)

Nos Estados Unidos foi desenvolvida recentemente uma tecnologia para resolver e amenizar essas questões contribuindo para utilização dos contêineres não apenas como residências. São utilizados materiais isolantes térmicos tais como a lã de vidro, a madeira e uma tinta a base de cerâmica, que formam uma camada que reflete os raios solares e mantém a temperatura interna. Em outros casos, são utilizados materiais tradicionais tais como a alvenaria, o vidro e a madeira para criar um microclima mais ameno dentro dos equipamentos.
 
Casa contêiner de dois pavimentos (Brasil)
  
Bom, é perceptível que os contêineres podem ser uma ótima solução e opção para habitações sustentáveis, uma vez que a matéria é abudante e que já existem soluções acústicas e térmicas que os tornem mais confortáveis para abrigar diveros usos. O seu baixo custo (um contêiner usado custa, em média, 3 mil reais) e sua forte estrutura aliado à questão da sustentabilidade são motivos que justificam a sua utilização. Além do mais, a possibilidade de combinações pode tornar os projetos visualmente e espacialmente riquíssimos, basta usar a criatividade nas soluções arquitetônicas.

Cidade dos contêineres (Inglaterra)

E daí eu pergunto: vocês gostaram das casas contêineres?  Vocês morariam em uma dessas ou não? COMENTEM!

Comentários

  1. Certamente, inclusive estou procurando mais informações conseguir ter uma dessas !

    ResponderExcluir
  2. traballho em uma construtora aqui na Africa,
    moro em um contener com banheiro e quarto
    é muito confortavel (com o ar condicionado ligado)
    é uma estrutura interessante; sao 12 conteiner em torno de outros 2 que sao a cozinha e a sala de tv,

    ResponderExcluir
  3. Estou tentando desenvolver um projeto para o meu sítio, com quatro container, porem tenho preocupação com o isolamento termico. alguem pode informar um bom isolamento termico.

    ResponderExcluir
  4. O conteiner não atrairia raios?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em princípio não. Exceto no caso de vc colocá-lo em elevações de terrenos ou se numa planície, o conteiner for a única elevação do terreno. Esse risco poderá ser evitado se ele estiver em pilares de concreto(isolante elétrico) ou ainda, se vc quiser instalar um pára-raios.
      Eu levaria fotos do local da instalação a um técnico de instalação de pára-raios ou a um engenheiro elétrico.

      Ricardo Souza(eletricista e estudante de física)

      Excluir
  5. Gostaria de saber qual seria a diferença de valores entre a casa construida de alvenaria e a feita com containers.

    ResponderExcluir
  6. Tem o Dry e o Reefer. Dá pra saber qual é melhor. O Reefer de fato nao precisa de isolamentos adicionais?

    ResponderExcluir

Postar um comentário