Residência do mês

O projeto desta residência unifamiliar, em Santana do Parnaíba-SP, foi realizado pelo grupo Gesto Arquitetura, no ano de 2007, e chama atenção pelo minimalismo, mas ao mesmo tempo pela riqueza nos detalhes. O projeto foi construído para ter o menor impacto ambiental possível desde a sua construção até o fim da obra, finalizada em 2009.

fachada norte

Feita em estrutura metálica pré-fabricada e vedações em placas cimentícias e vidro, se constitui em um bloco retangular implantado em terreno inclinado apoiado em apenas cinco pilares, que formam a área do pilotis. O acesso à residência é feito através de uma ponte que chega no primeiro pavimento.

fachada leste

A casa abriga área social no pavimento térreo com salas de estar, jantar e cozinha; área íntima no pavimento superior com quatro suítes; além das área de serviços e de lazer no pavimento inferior (pilotis) com piscina, churrasqueira e academia. A piscina com prainha tem formato triangular seguindo o desenho do terreno.

fachada sul

A obra é marcada pelo jogo de cheios e vazios no uso dos materiais. No bloco social é empregado o vidro nas vedações e esquadrias em alumínio, protegidos pelos brises de madeira biossintética. Já na área íntima, as vedações são feitas por placas cimentícias.

pilotis

Os pavimentos são interligados pelo bloco de circulação vertical com escadas e elevador também em estrutura metálica. As vedações internas (divisórias) foram feitas em drywall e pisos e esquadrias internas também em madeira certificada.

bloco de circulação vertical

Outros materiais como a madeira  certificada, vidro e steel frame  foram utilizados seja no piso, nas esquadrias, corrimões, peitoris e/ou nos brises. Destaque para a cobertura translúcida do bloco de circulação vertical com uma pérgola em estrutura metálica e vidro.

área íntima

A construção de 900m2 é fortemente marcada pela economia, rapidez e limpeza contribuindo para um menor impacto ambiental. Ainda que seja feita com elementos pré-fabricados, o desenho e as tecnologias empregadas tornam o projeto singular.

acesso principal

A residência ainda conta com sistema de painéis solares dispostos na cobertura para aquecimento da água dos chuveiros e da piscina, além de sistema de uso da água da chuva para lavar os pisos e irrigar os jardins.

Fonte das imagens: Site do grupo Gesto Arquitetura

Comentários