Cubas escavadas

O ano de 2011 acabou, mas muitas tendências que foram lançadas até então, no setor de arquitetura e decoração, permanecem e continuam em 2012. Uma delas são as cubas escavadas, também conhecidas por outras denominações: cuba moldada ou cuba esculpida. Elas são cubas montadas pela marmoraria na própria pedra da bancada, qualquer que seja: mármore, granito, silestone, limestone, corian, concreto… e até madeira! Nesse caso não é necessário comprar uma cuba isoladamente para embutir, sobrepor ou semiencaixar na bancada.

Lavabo com cuba e bancada em marmoglass branco

 As cubas escavadas são uma opção sofisticada e diferente, mas para isso é necessário um ótimo acabamento e perfeita execução. Isso pode ser feitos de duas maneiras diferentes: as cubas escavadas podem ser montadas com a válvula oculta ou com a bandeja. No primeiro caso, o ralo fica escondido, enquanto no segundo, o ralo também fica oculto, porém a bandeja que o esconde é removível.
 Detalhes de cubas escavadas

Entre as duas opções, é preferível ficar com a bancada com bandeja, pois sua manutenção e limpeza são mais fáceis. As bancadas com válvula oculta são difíceis de limpar, e muitas vezes é necessário quebrar ou desmontar a peça para reparar entupimentos ou recuperar pequenos objetos que descem pelo ralo. Peças mal executas e com acabamento duvidoso podem levar a vazamentos.

 Cuba em mármore carrara apoiada num tampo de madeira. Projeto FGMF

A vantagem de optar pelo uso das cubas escavadas ou esculpidas é que existem diversos modelos, tamanhos, desenhos, cores, mas com a mesmo funcionalidade das pias comuns. A desvantagem continua sendo o preço, pois este tipo de cubas possuem um preço um pouco mais alto que as cubas e exigem mão-de-obra especializada. Com toda essa diversidade, você pode escolher uma que cai bem no seu ambiente e no seu bolso. Vamos conferir mais alguns projetos?!

Cuba de mármore travertino romano. Projeto Bianca Duarte (Asenne Arquitetura).

Cuba de marmoglass branco.

Cuba em granito

Cuba em madeira tauari

 Bancadaa e cuba em madeira. Projeto Erick Figueira de Mello.


Cuba em cimento queimado


Bancada e cubas em silestone rosa.

 Bancada e cuba em limestone.

Cuba e bancada em porcelanato

Comentários

Postar um comentário