Que tal utilizar o Corian®?

Você já ouviu falar do Corian®? Para quem nunca ouviu falar, o Corian® consiste em um material sólido e homogêneo, além de ser não-poroso, sendo composto por resina acrílica e por minerais naturais. Não é um material novo no mercado, mas que começa a ganhar amplo espaço. Foi lançado em 1967, nos Estados Unidos, pela DuPont™ e tem se mostrado bem aceito e com aplicações ilimitadas em diversas áreas como em aeronaves, áreas públicas, tampos de check-in de aeroportos e para aplicações higiênicas como paredes e bancadas em hospitais, laboratórios e hotéis.

 

É o mais novo queridinho de arquitetos e designers que têm empregado o material na criação de luminárias ou efeitos de luz, bancadas, revestimentos internos e externos, etc. Por ser um material durável e resistente, higiênico e não tóxico, que não mancha e não amarela, mas principalmente por possibilitar a fabricação de peças com emendas imperceptíveis, é que tem tornado o material tão apreciado. Pode ser encontrado em diversas cores e também nas versões translúcidas. Adaptado a quase qualquer formato, lugar ou finalidade, oferece liberdade para projetar, explorar e criar.



Com 24 cores diferentes, sendo a branca a mais popular, é muito resistente e tem sido usado em substituição a outros materiais tais como granitos, mármores, aço inox, entre outros. Ele é vendido em placas que podem ser cortadas, coladas e adaptadas a qualquer medida, ajustando-se a todo tipo de projeto. O preço do Corian® ainda é bastante alto para que ele seja usado em todos os lugares, sendo que o metro linear para uma pia padrão custa entre mil e dois mil reais, mas ele tem se tornado frequente na decoração, aparecendo principalmente em bancadas, cubas e até banheiras. Apesar de resistente, não é recomendado para o uso em pisos e rodapés, devido ao constante desgaste que acontece nestas áreas.



O material geralmente aparece de forma reta, mas ele também permite a fabricação de cantos arredondados, evitando acúmulo de sujeiras. O Corian® pode ser termomoldado em moldes de madeira ou metal para criar objetos de design em 2D e 3D. Efeitos de relevo também podem ser criados com a técnica de moldagem por pressão. A translucidez do material é especialmente impressionante em cores claras, assim como em placas mais finas e muitos designers estão usando o Corian® para criar luminárias ou efeitos de luz.



Mais informações sobre o material podem ser obtidas no site: DuPont Brasil.

Comentários