Cascatas para piscinas

Se o sol forte e o céu azul já são grandes atrativos para um mergulho, imagine então o som da água caindo pode acrescentar às piscinas um atrativo ainda mais difícil de resistir. As cascatas são acessórios quase que obrigatórios em piscinas e trazem a idéia das grandes quedas d'água ou das cachoeiras existentes na natureza. Mas para quem não pode ter uma cachoeira em casa, pode se utilizar desse artifício para se refrescar, relaxar e se divertir naqueles dias de céu azul e sol forte. 




Para a escolha da cascata mais adequada para a sua piscina, é importante considerar algumas questões tais como: o objetivo principal da cascata (se ornamental ou recreativa), o ambiente, o estilo arquitetônico e o tipo de piscina (de concreto, de fibra, etc.). Para cada tipo de piscina, uma cascata proporcionará o efeito mais adequado, combinando assim com o restante da área de lazer. A partir da definição destes pontos, parte-se para a escolha dos materiais empregados no entorno e dos recursos financeiros a serem investidos.
 

As cascatas podem ser encontradas em diversos modelos e fabricadas em diferentes tipos de materiais, tais como em alvenaria, em pedra, em fibra de vidro ou em inox. Alguns modelos são embutidos em paredes rentes à piscina e outros podem ser fixados à borda. Isso vai depender do tamanho da sua piscina e da potência da queda que você deseja. A água tanto pode escorrer sobre superfícies definidas como produzir lâminas d`água perfeitas ou fragmentadas caindo diretamente sobre a piscina.


As cascatas em alvenaria e em pedra são mais comuns e geralmente são as que dão um toque mais rústico e natural. Já as cascatas em inox vem ganhando maior destaque no mercado pela facilidade de instalação e pelo design das peças, porém é preciso observar se o inox é apropriado e resitente para tal finalidade - são indicados dois tipos de inox, 304 e 430. As cascatas de fibra/fibra de vidro são embutidas em uma parede próxima à piscina, de forma a conectar a entrada de água da cascata à hidráulica, e são encontradas em vários modelos e tamanhos.
 

Seja qual for a opção de modelo (parede ou de piso) e do tamanho de cascata, o importante é garantir a valorização do seu espaço de lazer, unindo facilidade de manutenção e uma boa queda d'água. A queda d’água das cascatas pode aumentar ou diminuir de acordo com a potência da bomba e a pressão do sistema no momento do seu funcionamento. É importante contactar os profissionais e as lojas especializadas para um bom projeto tanto da sua piscina quanto do sistema de funcionamento/bombeamento da cascata.

Comentários