Residência do mês


A primeira residência do mês do ano de 2013: RGR House do escritório italiano archiNOW! Trata-se de uma intervenção, realizada em 2011, em uma casa que já existia na cidade de Rimini, na Itália, e envolveu uma renovação completa de um edifício que foi convertido em uma residência particular. Em um primeiro momento chama atenção a volumetria complexa e sinuosa, ainda que utilize elementos simples e contemporâneos, e que favorecem movimento e continuidade às fachadas através da idéia de unir os pavimentos e a coberta

 DEPOIS
ANTES
O porão, que emerge do chão, estende-se a toda a paisagem externa e que tem como objectivo gerar uma massa compacta no chão e, ao mesmo tempo, limitar o sobrejacente bloco caracterizado por um maior dinamismo e complexidade espacial. Os materiais enfatizam o conceito de contraste de volumes: para o porão, de fato, optou-se por uma pedra de Trani, enquanto o volume superior é tratado em gesso.
Além da pedra e do gesso, um deck de madeira no piso térreo integra com pedra calcárea cinza utilizada nas vias de circulação das áreas externas e dos jardins.


 
O ponto alto do projeto, além da intervenção volumetrica, está na preocupações quanto à eficiência energética do edifício, onde foram utilizadas estratégias ativas e passivas para reduzir consideravelmente o consumo anual. O edifício está equipado com um sistema de aquecimento e de arrefecimento ligado a um sistema de absorção por meio de painéis solares. Um pequeno sistema fotovoltaico, instalado sobre o telhado, garante a energia necessária para o funcionamento dos equipamentos e eletrodomésticos.


Planta baixa do Térreo
 Planta baixa do I Pavimento
Planta baixa do II Pavimento

Ocupando uma área total de 500 metros quadrados, a residência  RGR possui três pavimentos, sendo: a) térreo com toda a área social com salas de estar e jantar, cozinha, banheiro social e escritório; b) I pavimento íntimo com três quartos sendo uma suíter master; e c) II pavimento com duas suítes, uma sala de TV e uma copa. Os interiores são cleans e sóbrios com móveis de linhas retas e cores neutras, sem muito trabalho de gesso, e pisos em ripas largas de madeira, assim como no deck externo.




Mais imagens e informações no site do escritório archiNOW!

Comentários