Banheiros com banheira

Para quem deseja ter uma banheira em seu projeto, e possui um espaço com metragem compatível aos tamanhos mínimos existente no mercado, temos uma boa notícia: as indústrias brasileiras já desenvolvem modelos que evitam reformas gigantescas, com formatos e tamanhos compatíveis com os banheiros reduzidos, além de oferecer acessórios avulsos, que podem ser adquiridos conforme o orçamento do consumidor. Portanto, com um bom planejamento, é possível ter uma banheira completa, sem alterar o custo da obra. 

Há modelos especiais para adaptação em todos os ambientes, incluindo varandas e home theater, pois hoje a banheira não é mais um produto restrito aos banheiros. O que pode gerar limitações na instalação é a metragem do espaço disponível, isto porque muitas fábricas não produzem banheiras com menos de 1,5 metros de comprimento, ou seja, com tamanho necessário para um banho de imersão completa. Tanto os tamanhos quanto os formatos são variados, o que favorece a instalação em qualquer espaço disponível.

 
Exemplo, de alguns modelos com tamanhos e formatos de banheiras disponíveis no mercado
CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

É sempre bom lembrar que mesmo usando banheiras feitas sob medida, as banheiras necessitam de um espaço mínimo para obter o correto posicionamento do corpo para aproveitamento total do banho de imersão. Além da metragem de comprimento, é conveniente que o local tenha também altura adequada para a profundidade da banheira. As medidas podem oscilar, de acordo com a necessidade da família, do tipo de uso e das características do projeto. 

Esquema com os componentes elétricos e hidráulicos necessários para instalação de uma banheira
CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

Depois de instalada e pronta para uso, a banheira exige alguns cuidados de manutenção. A falta de limpeza pode provocar a formação de fungos e bactérias, principalmente sobre os rejuntes. Exageros no uso de sais de banho ou outros produtos também são prejudiciais, e devem ser evitados. É importantebom saber que uma boa banheira não se deforma, principalmente aquelas feitas em aço estampado, que resistem muito bem aos esforços. E as tonalidades de cores se mantêm ao longo de vinte anos. Banheiras mais rígidas facilitam a manutenção, pois não é preciso trocar os rejuntes, que não sofrem movimentos de tração.Vamos conferir alguns projetos bacanas de banheiros com banheira!

A hidromassagem, instalada em uma das laterais do espaço, tem a companhia de duas caixas de vidro temperado. Uma guarda o chuveiro, enquanto a outra acomoda vaso e bidê. Amplitude, boa iluminação e acabamentos práticos são outras características marcantes deste ambiente. Projeto de Paula Mattar.

 
Compacto, este banheiro para casal tem banheira anatômica foi instalada no canto da parede permitindo melhor aproveitamento do espaço disponível. A base da banheira foi revestida em mármore carrara, assim como o piso e o rodapé alto. Projeto da arquiteta Jóia Bergamo.

 
A banheira é totalmente independente do lavatório neste projeto. Destaca-se o limestone cinza, pedra empregada no revestimento de paredes e piso. O luxo fica por conta de dois modelos diferentes de chuveiros, que permitem a escolha do jato de água preferido ou ainda banhos simultâneos. Projeto de Simone Mantovani.


O ponto alto do projeto é a banheira Smart Hydro, da I-House, que pode ser acionada através da internet (de qualquer computador, smartphone ou tablet) ou de um controle ao lado da cabeceira da cama, o Smartcontrol. A proposta mistura características clássicas e elementos modernos. Destaque para o deck de madeira de demolição. Projeto Rogério Perez.

A banheira aqui é uma peça única e de destaque e faz um contraponto com as louças e bancada de laminado brilhante com duas cubas de apoio da Roca com estampas Nova Iorque. O piso vinílico amadeirado compõe com porcelanato escuro completando o design. O box amplo é equipado com duas duchas de teto. Projeto da arquiteta Ana Bartira Brancante.

Comentários

  1. Olá Erika,
    Gostei da abordagem.
    sucesso

    ResponderExcluir
  2. Tenho um banheiro de 1,96 x 3,25 sendo a porta na parede de 1,96 e o Box no fundo também na parede de 1,96. Neste lugar quero uma banheira mas não gostaria de ter o chuveiro dentro da banheira. Não quero bidê, quero as 2 cubas como estão (com 2,20) mas não sei onde colocar o Box. Alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir

Postar um comentário